

PROJETO DE EXTENSÃO
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL
SOBRE NÓS
Este Projeto de Extensão se organiza em um Laboratório de Educação Musical, com o propósito de consolidar um espaço reflexivo e prático para a Educação Musical ampliada e cidadã.
A música entre os tipos diferenciados de arte agrega a todos como se uma força etérea estimulasse o gosto. Para além do credo, das origens étnicas, das inserções de classe, a humanidade como um todo é sensibilizada pela música. Todavia, a possibilidade de apreciar a música como linguagem especial está diretamente ligada ao percurso de formação, à inserção social, ao momento histórico, ao horizonte de perspectivas, o que nos coloca ante a questão fundamental da democratização do direito de acesso ao patrimônio cultural e social.
A produção e veiculação da música faz voltar sobre si muitos olhares. Articulam-se a arte e a economia, conforme a dinâmica intrínseca de inclusão social e a geração de emprego e renda que a parte musical do patrimônio cultural e artístico promove.
Deste modo, a educação musical é uma conquista social, um instrumento de inclusão social, capaz de contribuir para a redução de algumas barreiras sociais. Para que possamos adentrar ao ambiente dos debates que circundam a proposta de educação musical e a possibilidade de entender a música, a partir de uma abordagem antropológica, sociológica e histórica alguns referenciais precisam ser resgatados.
Entre nós a memória musical é algo pouco cultivado e muitos nomes de relevantes artistas caminham para o limbo do esquecimento, sem que haja um compromisso social em fazer com que este rico patrimônio musical brasileiro seja compartilhado com as novas gerações. O Laboratório de Educação Musical é particularmente comprometido em desenvolver iniciativas de divulgação e preservação da memória do patrimônio artístico musical. Consideramos este um direito das novas gerações que dependem da possibilidade de democratização do acesso a este conhecimento.
1.
Oferecer aos alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Formação de Professores e aos demais interessados em Educação Musical, a possibilidade de transitar por elementos básicos da linguagem musical.
2.
Refletir sobre a produção musical como uma linguagem social, cultural e histórica. Refletir e analisar as políticas de apoio à Educação musical e as possibilidades distintas de suas aplicabilidades.
3.
Desenvolver o gosto musical por meio da apreciação musical. Apreciar as referências musicais de maneira prática.
4.
Desenvolver a possibilidade de manifestação musical.
5.
Instrumentalizar os participantes do curso com ideias de apropriação da música como uma linguagem educativa plural e complexa
A partir destas considerações, a universidade como espaço privilegiado de pesquisa e experimentação, através de projetos de extensão, pode e deve abrigar esforços para o desenvolvimento de um trabalho para fundamentar a ação de formação continuada para professores educadores musicais, como contribuição para a implementação de uma política pública que pretende tornar realidade um pleito da própria sociedade.